domingo, 6 de maio de 2012

Tripas doces

Tripas?! Conhecem? Claro que sim, quando se ouve falar em tripas pensa-se imediatamente em intestino delgado e/ou grosso e no prato típico do Porto «Tripas à Moda do Porto». Pois claro, mas desengane-se quem só pensa nestas hipóteses. A tripa também pode ser doce, ora pois, sim leram bem, d-o-c-e. É um doce, um docinho que pode ter vários recheios, é típico na zona do Furadouro. Mais uma vez recomendo a partilha e a degustação de diferentes sabores. -AN
Além do recheio, há também coberturas diversas. Eu lá dispensava a canela... por mim, (quase) tudo devia ser polvilhado com esta especiaria. As barraquinhas onde se fazem são fáceis de encontrar, basta seguir o nariz. Não exagere, contudo, podem ser enjoativas de tão docinhas. -JO

Edição 17.03.2013: Voltamos a deliciar-nos com as tripas doces. Desta vez escolhemos as mistas: eu, a mista de after-eight e doce de ovos e o meu amor, a de queijo e nutella, ambas com cobertura de canela, claro! Um docinho que delicia o palato, aconchega e protege do vento gélido de inverno. - AN
Edição a 25-05-2013: Encontrámos as maiores tripas doces. Comem-se em Ílhavo, mais concretamente na Costa Nova do Prado. É preciso muita capacidade de "encaixe", logo convém não escolher os recheios que possam enjoar. Fui pelo de chocolate e ovos moles, o meu amor pelo de ovos moles e côco. -JO

Sem comentários:

Enviar um comentário